top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O II GRANDE PRÉMIO TV DA CANÇÃO PORTUGUESA 1965

 

A  RTP decidiu levar a efeito o II Grande Prémio TV da Canção Portuguesa para selecionar a nossa entrada no Eurofestival que se viria a realizar a 20 de Março em Nápoles, Itália.

O II Grande Prémio TV da Canção teve lugar a 6 de Fevereiro, nos Estúdios do Lumiar. A apresentação deste evento foi da inteira responsabilidade de Henrique Mendes.
Desta vez, a RTP apurou 8 canções, entre os 149 originais que recebeu. As canções finalistas foram interpretadas pelos quatro cantores que nos anos 50 e 60 foram, por várias vezes, coroados como Reis e Rainhas da Rádio e da Televisão:
António Calvário defendeu três originais, Artur Garcia e Simone de Oliveira interpretaram dois temas cada um e  Madalena Iglésias apenas teve um tema a concurso.

O júri nacional, distribuido pelas 18 capitais de distrito, decidiu-se pela canção Sol de Inverno, um original de Jerónimo Bragança (letra) e de Nóbrega e Sousa (música) defendido por Simone de Oliveira. Esta canção obteve 91 pontos, alcançando mais 25 pontos que o tema posicionado em 2º lugar, a canção Amor interpretada por Artur Garcia. Em 3º lugar ficou Madalena Iglésias com o tema Silêncio entre nós que obteve 46 pontos.

bottom of page