top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O V GRANDE PRÉMIO TV DA CANÇÃO PORTUGUESA 1968

O V Grande Prémio TV da Canção Portuguesa 1968 teve lugar no dia 4 de Março no Estúdio C da Tóbis, em Lisboa. A apresentação esteve a apresentação de Maria Fernanda e de Henrique Mendes.

Os temas a concurso eram 10 e os grandes nomes da canção da época misturaram-se com os novos valores que então despontavam. Os intérpretes que deram voz Ã s 10 canções foram os seguintes: Mirene Cardinalli, Tonicha (com dois temas), Nicolau Breyner, João Maria Tudella, Carlos Mendes, José Cid, António Calvário e Simone de Oliveira (com duas canções).

A canção Verão da autoria de José Alberto Diogo (letra) e de Pedro Osório (música) consagrou-se vencedora, com 61 pontos, apenas com dois pontos de vantagem da canção Fui ter com a madrugada, defendida por Tonicha. Na 3ª posição ficou Balada para D. Inês interpretada por José Cid que foi acompanhado pelos restantes elementos do Quarteto 1111, que foram integrados na orquestra, na medida em que o regulamento da Eurovisão ainda não permitia a presença de grupos a concurso.
A canção vencedora foi da completa responsabilidade do júri distrital, como nos anos anteriores. Neste festival foi inaugurado o quadro eletrónico.

Verão por Carlos Mendes obteve o passaporte para representar Portugal no ESC que se viria a realizar em Londres, a 6 de Abril, cabendo a Portugal a honra de iniciar o desfile.

 

Na foto ao lado Carlos Mendes recebe os parabéns, por ter vencido este festival, com uma saudação muito terna por parte de Madalena Iglésias (à esquerda) e de Simone de Oliveira (à direita).

bottom of page