top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XV FESTIVAL RTP DA CANÇÃO PORTUGUESA 1978 - UMA CANÇÃO PORTUGUESA

 

Em 1978 a RTP abriu concurso público para a receção de originais com vista ao XV Festival RTP da Canção também designado por Uma Canção Portuguesa.

Os Gemini, José Cid e Tonicha foram os cantores indigitados, pela estação pública de televisão, a interpretar quatro canções cada. Os compositores quando submeteram as suas composições fizeram-no sob o uso de pseudónimos e indicaram a que cantor se destinava a respetiva canção.
Foram recebidos, na RTP, 161 originais.
As 12 canções apuradas foram apresentadas ao grande público no dia 18 de Fevereiro no Teatro Villaret, em Lisboa. Os anfitriões foram Maria José Azevedo e Eládio Clímaco.

O processo de apuramento da canção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção voltou a mudar. Este ano, a RTP optou por um júri de sala, composto por 12 personalidades da vida cultural portuguesa, presidido pela atração brasileira Elis Regina que na 2ª parte do evento apresentou o seu espetáculo Tranversal do Tempo.

Eládio Clímaco anunciou o resultado da decisão dos jurados apresentando a ordenação dos 12 temas do 12º ao 1º classificado., As votações individuais dos 12 jurados nunca foram reveladas.
Este júri de sala foi composto por: Elis Regina, Etelvina Lopes de Almeida, Fernando de Almeida, Fernando Lopes, Filaho Gouveia, Florbela Queiróz, Igrejas Caeiro, José Henrique, Nicolau Breyner, Pedro Vieira, Silva Pereira e Simone de Oliveira.

A canção selecionada para representar Portugal na Eurovisão foi o tema Dai li dou, com letra de Carlos Quintas, música de Vítor Mamede e interpretação dos Gemini (Fátima Padinha, Mike Sargeant, Teresa Miguel e Tozé Brito).
A orquestração da canção vencedora esteve a cargo do maestro Thilo Krasmann.
Este tema obteve 46 pontos ficando a 4 de distância da canção classificada em 2º lugar, O meu piano de e por José Cid.

bottom of page