top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O I GRANDE PRÉMIO TV DA CANÇÃO PORTUGUESA 1964

A RTP decidiu iniciar as suas participações no Eurofestival em 1964 e para selecionar a nossa canção para o ESC que se realizou em Copenhaga, na Dinamarca, a estação pública de televisão levou a cabo o I Grande Prémio TV da Canção Portuguesa, mais tarde denominado por Festival da Canção.
Este espetáculo realizou-se a a 2 de Fevereiro, nos Estúdios do Lumiar, em Lisboa. Os anfitriões foram Maria Helena e Henrique Mendes que conduziram toda a emissão.

As canções apuradas, entre os 127 originais recebidos, para esta nossa primeira entrada no ESC foram 12, sendo distribuídas por seis cantores com grande projeção na época:
António Calvário, Artur Garcia, Gina Maria, Guilherme Kjölner, Madalena Iglésias e Simone de Oliveira. Cada intérprete defendeu dois temas neste festival.
A direção de orquestra coube ao maestro Tavares Belo.

O processo de eleição da canção vencedora coube ao júri distrital, dividido pelas 18 capitais de distrito do território continental português. Cada júri dispunha de 15 votos para atribuir conforme entendesse pelas canções suas preferidas.
A canção mais pontuada foi a Oração da autoria de Rogério Bracinha e Francisco Nicholson (letra) e de João Nobre (música), a defesa deste tema pertenceu a António Calvário.

 

bottom of page