top of page

NA EUROVISÃO

 

O Eurofestival teve a sua primeira edição em 1956, mas foi precisamente em 1964 que Portugal iniciou as suas participações no maior evento musical europeu.

Em 1964 o Eurofestival realizou-se em Copenhaga, na Dinamarca, no dia 21 de Março no Tivolis Koncertsal. A apresentação esteve a cargo de Lotte Wæver
A concurso estiveram 16 países. Portugal foi representado por António Calvário com o tema Oração, desfilando em 11º lugar (vídeo aqui).
O maestro Kai Mortensen dirigiu a orquestra da televisão dinamarquesa durante a atuação de António Calvário no Eurofestival.
O sistema de votação, neste ano, só permitia votar em três canções, ou seja, cada júri teria que escolher os seus três temas preferidos, atribuindo 5 pontos ao que colocasse em 1º lugar, 3 ao posicionado em 2º e 1 ponto ao colocado em 3º lugar. Infelizmente nenhum dos restantes 15 países considerou a canção portuguesa como uma das três melhores e o resultado foi 0 votos, o mesmo resultado obtido pela Alemanha, a Jugoslávia e a Suíça.
O júri português entregou 5 votos à Itália, 3 à França e 1 à Bélgica.
O comentador do Festival da Eurovisão foi Gomes Ferreira que comentou toda a emissão, a partir dos Estúdios do Lumiar, em Lisboa.

A canção vencedora foi o tema que representou a RAI (Itália), Non ho l'età por Gigliola Cinquetti (vídeo aqui) que obteve 49 pontos, com uma larga vantagem sobre a canção do Reino Unido, classificada em 2º lugar, que apenas obteve 17 pontos, o tema
I love the little things na interpretação de Matt Monro (vídeo aqui).

bottom of page