top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O III GRANDE PRÉMIO TV DA CANÇÃO PORTUGUESA 1966

Em 1966 a RTP apurou 8 canções para o III Grande Prémio TV da Canção Portuguesa, com vista a apurar o tema para nos representar no Eurofestival.
A nossa final nacional teve lugar a 15 de Janeiro no Estúdio C da Tóbis, tendo como apresentadores Maria Fernanda e Henrique Mendes.

As canções selecionadas foram defendidas pelos seguintes intérpretes: João Maria Tudella (com dois temas), Madalena Iglésias (com três canções), Sérgio Borges, António Calvário e  Tony de Matos, cada um com uma composição.

 

A eleição do tema vencedor esteve a cargo do júri distrital, distribuido pelas 18 capitais de distrito. Cada júri dispunha de 15 votos para distribuir, conforme pretendesse, pelas suas canções preferidas.

 

No final da votação o tema Ele e Ela, interpretado por Madalena Iglésias, consagrou-se o grande vencedor com 81 votos, deixando a canção classificada em 2º lugar, Eu nunca direi adeus por Sérgio Borges, a 29 pontos de distância.
O pódio foi completado por Rebeldia, na voz de Madalena Iglésias que se classificou em 3º lugar, com 42 pontos.

Ele e Ela com letra e música de Carlos Canelhas e interpretação de Madalena Iglésias foi a canção portuguesa ao ESC 1966.

bottom of page