top of page

NA EUROVISÃO

 

Em 1966 o Eurofestival realizou-se no Grand Auditorium de RTL da Villa Louvigny, na cidade do Luxemburgo, no dia 5 de Março, estando a apresentação a cargo de Josiane Shen.


A concurso estiveram 18 países. Portugal foi representado por Madalena Iglésias com a canção Ele e Ela, desfilando em 8º lugar (vídeo aqui), a direção da orquestra da Eurovisão, durante a atuação da nossa representante. esteve a cargo do maestro Jorge Costa Pinto. O desfile foi aberto pelo tema representante da Alemanha e encerrou com a canção do Reino Unido.

O sistema de votação, neste ano, só permitia votar em três canções, ou seja, cada júri teria que escolher os seus três temas preferidos, atribuindo 5 pontos ao que colocasse em 1º lugar, 3 ao posicionado em 2º e 1 ponto ao colocado em 3º lugar.

A canção portuguesa obteve 6 pontos, classificando-se em 13º lugar. Estes votos vieram de Espanha, que pela primeira vez votava em Portugal e logo com a pontuação máxima (5 pontos), o que equivale a dizer que por Espanha nós teríamos vencido o certame e 1 ponto atribuído pelo júri dinamarquês.

Madalena Iglésias conseguia a melhor classificação para Portugal ao fim de três anos de participação na Eurovisão.

O júri português distribuiu assim os seus pontos:
1 ponto para a Áustria, 3 pontos para a Bélgica e 5 pontos para Espanha.

A canção vencedora foi o tema representante da Áustria, Merci, Chérie, interpretado por Udo Jürgens, com 31 pontos (vídeo aqui), obtendo uma larga vantagem sobre a entrada da Suécia que conseguiu apenas 16 pontos,
 Nygammal Vals interpretada por Lill Lindfors e Svante Thuresson (vídeo aqui).

bottom of page