top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XXI FESTIVAL RTP DA CANÇÃO PORTUGUESA 1984

Em 1984 a RTP volta a inovar no modelo que escolheu para este Festival da Canção.
A estação pública de televisão abriu concurso aos compositores portugueses e apurou 16 canções que foram submetidas a uma semifinal, com o objetivo de apurar 6 canções para a final.
Tanto a semifinal como a final aconteceram na noite de 7 de Março, no Auditório Europa, em Campo de Ourique, em Lisboa.
Devido a uma greve dos músicos a RTP optou por recorrer a música gravada, com exceção de Maria Guinot que se fez acompanhar a si própria.

O júri distrital foi dispensado e substituído por um júri de sala, constituído por 18 personalidades da vida cultural portuguesa, conforme se poderá ver na página da votação.

A primeira parte deste festival foi preenchida pela atuação de Linda de Suza que foi a Presidente do Júri, sem direito a voto.

Na segunda parte deste espetáculo foram apresentadas as 16 canções, seguindo-se a votação, onde cada jurado indigitava ou não a passagem à final de cada canção.
Contadas estas indigitações chegou-se aos 6 temas finalistas.

Na terceira parte António Sala (Canção nº 2), Adelaide Ferreira (Canção nº 5), Maria Guinot (Canção nº 6), Banda Tribo (Canção nº 8), Samuel (Canção nº 9) e Paco Bandeira (Canção nº 13) interpretaram, de novo, os temas finalistas.
O júri dispunha de 1 a 10 votos para atribuir a cada uma das canções finalistas.
No final da votação a canção Silêncio e tanta gente da autoria e com interpretação de Maria Guinot foi consagrada a grande vencedora com 150 pontos, deixando o tema Pelo fim da tarde, interpretado por Samuel a 10 pontos de distância.

Adelaide Ferreira ganhou o Prémio de Interpretação pela sua prestação com Quero-te, choro-te, odeio-te, adoro-te.

bottom of page