top of page

NA EUROVISÃO

 

Neste ano o Festival Eurovisão da Canção teve lugar a 5 de Maio, no Théâtre Municipal na cidade do Luxemburgo, no Grão Ducado com o mesmo nome.

Toda a emissão foi conduzida por Desirée Nosbusch.
Os países a concurso eram 19, a Suécia abriu  o desfile e Portugal encerrou-o.

Maria Guinot com a canção de sua autoria, Silêncio e tanta gente, representou muito dignamente Portugal neste certame, tendo-se posicionado em 11º lugar, com 38 votos, o maestro Pedro Osório dirigiu a orquestra da Eurovisão (vídeo aqui). Esta pontuação foi resultado da votação dos seguintes júris:
Luxemburgo (4 votos), Espanha (5), Holanda (6), Jugoslávia (7), Alemanha (8) e Suíça (8).
Maria Guinot gravou a nossa canção em francês, inglês e alemão.

Os vencedores desta edição do Eurofestival foram os representantes da Suécia, os manos Herreys, com a canção Diggi-loo diggi-ley (vídeo aqui). Eles obtiveram 145 pontos apenas mais 8 que Linda Martin, a representante da Irlanda que com Terminal 3 se classsificou em 2º lugar (vídeo aqui). Os nossos vizinhos espanhóis posicionaram-se em 3º lugar, com 106 pontos, com a canção Lady, lady pelos Bravo (vídeo aqui).

O comportamento do júri português foi o seguinte:
Espanha (12 pontos), Bélgica (10), Itália (8), França (7), Noruega (6), Alemanha (5), Suécia (4), Finlândia (3), Irlanda (2) e Dinamarca (1),

A completar o Top 5 deste Eurofestival estiveram as canções representantes da Dinamarca que com os Hot Eyes conquistaram o 4º lugar e o duo italiano Alice & Battiato que com I treni di Tozeur se posicionaram em 5º lugar.
 

bottom of page