top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O IV GRANDE PRÉMIO TV DA CANÇÃO PORTUGUESA 1967

A RTP, em 1967, introduziu o sistema de duas semifinais de onde sairam as canções para a final. A condução dos três espetáculos coube a Isabel Wolmar e a Henrique Mendes.

Neste ano foram apuradas 12 canções, que foram distribuídas por duas semifinais. Estas eliminatórias tiveram lugar a 11 e 18 de Fevereiro.
As três canções mais pontuadas, em cada semifinal, passaram à final, que aconteceu a 25 do mesmo mês. Os três espetáculos tiveram lugar no Estúdio C da Tóbis.
O júri distrital foi chamado a pronunciar-se, por três vezes, e em cada uma delas, cada um dos 18 júris dispunha de 15 votos para atribuir conforme entendesse às canções a concurso.
Como curiosidade na final deste ano foi chamado a votar um conjunto de júris Angolanos, das várias províncias, que atribuíram os seus votos, no entanto, sem que estes fossem considerados para os totais.


As 12 canções foram interpretadas pelos seguintes cantores:
Rui Malhoa, Marco Paulo, Valério Silva, Artur Garcia, cada um com um tema e por Maria de Lurdes Resende, o Duo Ouro Negro, Eduardo Nascimento e António Calvário, que interpretaram duas canções.

Na final o tema que se sagrou vencedor foi O vento mudou, com letra de João Magalhães Pereira, música de Nuno Nazareth Fernandes e interpretação de Eduardo Nascimento. Esta canção obteve 120 pontos deixando a canção classificada em 2º lugar, Livro sem fim pelo Duo Ouro Negro, a 42 pontos de distância. Em 3º lugar ficou o tema Não quero o mundo defendido por Maria de Lurdes Resende, com 30 votos.
Eduardo Nascimento partiu para o Eurofestival, que este ano decorreu em Viena de Áustria.

 

bottom of page