top of page

NA EUROVISÃO


O Eurofestival, em 1967, teve lugar em Viena de Áustria, no Hofburg Palace,  a 8 de Abril. A anfitriã foi Erica Vaal que introduziu os intérpretes representantes dos 17 países concorrentes.
Portugal fez-se representar por Eduardo Nascimento e a canção O vento mudou (vídeo aqui) , um tema de João Magalhães Pereira (letra) e de Nuno Nazareth Fernandes (música), desfilando em 5º lugar, entre a França e a Suíça. A orquestra, durante a atuação do nosso representante, foi dirigida pelo maestro Tavares Belo.

O júri de cada país era composto por 10 elementos e cada um dispunha de apenas 1 ponto para atribuir à sua canção favorita.
A canção portuguesa classificou-se em 12º lugar, em ex aequo com a da Finlândia, com 3 pontos, oriundos de França, Suíça e Espanha.
O júri português distribuiu os seus pontos do seguinte modo: 2 pontos para a Espanha e 1 ponto para a Áustria, Suécia, Finlândia, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Jugoslávia e Irlanda. A porta-voz do júri português foi Maria Manuela Furtado

A canção que se viria a consagrar vencedora foi a representante do Reino Unido, Puppet on a String, com interpretação de Sandie Shaw (vídeo aqui), conseguindo 47 votos, uma esmagadora vantagem sobre a canção da Irlanda que se classificou em 2º lugar, com 22 pontos, com o tema If I could choose de Sean Dunphy (vídeo aqui)

O facto de Sandie Shaw ter atuado descalça e de mini-saia foi algo visto como irreverente, tendo causado muita polémica em toda a Europa. Porém, na época, esta canção consitituiu um enorme sucesso, ocasionando várias versões e o seu instrumental chegou mesmo a ser utilizado em vários anúncios comerciais.

bottom of page