

NA EUROVISÃO
O Eurofestival realizou-se a 6 de Abril no Royal Albert Hall, em Londres, no Reino Unido.
A concurso estiveram 17 países e Portugal abriu o desfile com o nosso Verão. A orquestra da BBC foi dirigida pelo maestro Joaquim Luís Gomes, durante a atuação de Carlos Mendes ver aqui.
A canção que acabaria por se consagrar vencedora foi a representante de Espanha, o tema La, La, La com interpretação de Massiel (vídeo aqui), alcançando 29 pontos, apenas mais 1 ponto que a entrada do Reino Unido, Congratulations, por Cliff Richard que era o grande favorito de então (vídeo aqui).
A Espanha alcança, assim, a sua primeira vitória no Eurofestival.
Carlos Mendes posicionou-se em 11º lugar com 5 pontos (3 vieram de Espanha e 2 da Noruega).
Por seu lado o júri português dos 10 pontos que dispunha atribuiu 4 a Espanha, contribuindo expressivamente para a vitória de Massiel. Os restantes 6 pontos foram divididos pelos seguintes países: Bélgica, Suécia, Itália, Reino Unido, Irlanda e Jugoslávia.
Portugal este ano concorreu com uma nova sonoridade, rompendo com a linha musical dos anos anteriores. Porém os restantes países europeus não se mostraram muito interessados e voltámos a ficar na segunda metade da tabela.
Os comentários deste Eurofestival estiveram a cargo de Fialho Gouveia e a porta-voz do júri português foi Maria Manuela Furtado.