top of page

NA EUROVISÃO

 

O Eurofestival de 1969 teve lugar a 29 de Março no Teatro Real, em Madrid, Espanha.
Desde os primeiros ensaios que a nossa canção era uma das favoritas, sendo Simone de Oliveira interrompida, várias vezes, pelos aplausos de quem assistia a estes ensaios.

A concurso estavam 16 canções, a Jugoslávia abriu o desfile e a Finlândia foi o último país a subir ao palco eurovisivo. Portugal foi o 15º e penúltimo país a apresentar a sua canção.

Desfolhada, com poema de José Carlos Ary dos Santos, música de Nuno Nazareth Fernandes e interpretação de Simone de Oliveira, foi a canção que nos representou neste polémico Eurofestival (vídeo aqui) que teve quatro canções vencedoras com 18 pontos cada, que representaram os seguintes países: Espanha, França, Holanda e Reino Unido (clique nos nomes dos países e aceda aos respetivos vídeos).
A orquestra da Eurovisão foi dirigida pelo maestro Ferrer Trindade durante a atuação de Simone de Oliveira.

A nossa canção ficou classificada em 15º lugar com 4 votos, 2 dados pela Espanha, 1 de França e outro da Bélgica. Cada júri era composto por 10 elementos e cada um dispunha de 1 voto para atribuir à canção sua preferida, assim cada júri nacional tinha 10 pontos para distribuir. O júri português, através da nossa porta-voz, Maria Manuela Furtado, preferiu a canção jugoslava a quem atribuiu 3 pontos, entregando 2 a Espanha e à França e 1 ponto a Itália, Reino Unido e Suécia.

Os portugueses seguiram ao minuto a presença de Simone de Oliveira na Eurovisão, através das reportagens emitidas pelas rádios e jornais de então. Foi uma  grande desilusão quando se soube que a nossa intérprete e as coristas ficaram indispostas na véspera do evento face a terem comido torta de maçã estragada, o que as obrigou a serem submetidas a intervenção médica. Felizmente este episódio não impediu que Simone,  os dois elementos do coro (Maria Alexandre de Brito e Natália Rodrigues de Matos) e o guitarrista (António Luís Gomes) subissem ao palco do Teatro Real e nos representassem tão primorosamente.


Quando Simone regressava de comboio vinda de Madrid a Estação de Santa Apolónia, em Lisboa foi palco da maior manifestação alguma vez já prestada a um cantor, pelo povo português, mesmo numa época em que as manifestações estavam proibidas. O regime não conseguiu deter a força do povo que fez questão de homenagear a sua representante no Festival da Eurovisão e cantou em uníssono a Desfolhada.
Simone de Oliveira foi alvo da maior manifestação de sempre feita a um cantor português. Algumas imagens desta manifestação aqui.

bottom of page