top of page

NA EUROVISÃO

 

Depois de nos termos ausentado em 1970, Portugal regressa com um ânimo renovado ao Eurofestival, com o tema Menina do alto da serra na voz de Tonicha, que após a noite de 11 de Fevereiro se tornou num grande êxito nacional que perdura até hoje.
A partir da divulgação do nosso vídeo promocional ao ESC a nossa canção foi desde logo encarada como uma das melhores a concurso, num ano em que apareceram muito boas  e fortes apostas, como a espanhola, italiana, francesa, alemã, inglesa e a monegasca que se viria a tornar a grande vencedora deste ano.

O Eurofestival em 1971 realizou-se, a 3 de Abril, no Gaiety Theater, em Dublin, na Irlanda. Em competição estiveram 18 países, à Áustria coube a honra de abrir o desfile e à Noruega a de o encerrar, Tonicha cantou em 15º lugar, vídeo aqui. A orquestra foi dirigida pelo maestro Jorge Costa Pinto.
Tonicha esteve irrepreensível em palco e nos bastidores, iniciando da melhor maneira as presenças portuguesas na Eurovisão, na década de 70.

A nossa canção classificou-se em 9º lugar, com 83 votos, com um sistema de votação novo. Esta foi a nossa melhor classificação, até então. Menina do alto da serra foi a canção eleita pelo júri espanhol como a melhor a concurso, atribuindo-lhe a pontuação máxima (10 votos). O júri português preferiu a canção holandesa a quem presenteou com 9 pontos, seguindo-se dois 8, um para a Finlândia e outro para o vencedor Mónaco.

O tema que venceu este certame foi o representante do Mónaco, Un banc, une arbre et une rue, defendido por Sèverine, que não imaginava que iria ganhar o concurso e que segundo declarações posteriores não gosta da sua canção, vídeo aqui.

bottom of page