top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O IX GRANDE PRÉMIO TV DA CANÇÃO PORTUGUESA 1972

 

O IX Grande Prémio TV da Canção Portuguesa ficou marcado pela hegemonia do sexo masculino, na medida que apenas Alice Cruz e alguns elementos do coro quebraram a preponderância masculina deste festival.

Este Festival teve lugar a 21 de Fevereiro no Teatro S. Luiz, em Lisboa e teve como anfitriões Alice Cruz e Carlos Cruz.

Foram selecionadas oito canções, defendidas pelos seguintes intérpretes, por ordem de desfile:
Paco Bandeira, Duarte Mendes, Manuel Vargas, Carlos Mandes, João Henrique, João Braga, Fernando Tordo e Tozé Brito.

O sistema de votação este ano sofreu uma alteração, para além da votação do habitual júri distrital, sediado nas respetivas 18 capitais de distrito que dispunha de 20 votos cada, a RTP chamou a votar o júri de seleção, composto por oito elementos, tendo cada um 10 votos para distribuir, conforme entendesse, pelas canções a concurso.
Neste ano foi instituído o Prémio de Interpretação, um galardão que ao longo de vários festivais distinguiu as melhores interpretações nos respetivos certames.
Duarte Mendes pela interpretação de Cidade alheia foi o eleito neste ano.

A canção vencedora foi A Festa da vida, com interpretação de Carlos Mendes, venceu com uma margem de 150 votos do tema classificado em 2º lugar, Vamos cantar de pé, com interpretação de Paco Bandeira. Dos 80 votos que o júri de seleção dispunha, 55 foram entregues à canção vencedora.
Carlos Mendes seria o segundo cantor português a bisar na Eurovisão, depois de Simone de Oliveira. A sua primeira presença no ESC tinha acontecido em 1968.

bottom of page