top of page

NA EUROVISÃO

 

O Festival Eurovisão da Canção em 1974 realizou-se a 6 de Abril em Brighton, no Reino Unido.
A concurso estavam 18 países, porém devido ao falecimento do então Presidente da República de França, Georges Pompidou, a 2 de Abril, a cantora que representava este país retirou-se do certame e voltou a França. Dani iria interpretar o tema La vie à 25 ans.

A anfitriã foi Katie Boyle que conduziu todo o certame. O desfile das 17 canções iniciou-se com a apresentação da canção finlandesa e terminou com a canção italiana Si, defendida por Gigliola Cinquetti que se classificou em 2º lugar (vídeo aqui). Na altura em Itália discutia-se o referendo ao divórcio e muitos afirmaram que esta canção constituía um apelo ao Sim ao divórcio.

Paulo de Carvalho foi o 16º e penúltimo concorrente a entrar em palco, acompanhado pelo maestro José Calvário (vídeo aqui) que também foi o compositor do tema, a letra foi da autoria de José Niza. A canção portuguesa classificou-se apenas em 14º lugar, com três pontos, em ex aequo com as da Noruega, Alemanha e Suíça.
A pontuação obtida por E depois do adeus, tema defendido brilhantemente por Paulo de Carvalho,  foi atribuída pelos júris de Espanha (1 voto) e Suíça (2 votos).

Os grandes vencedores desta edição do Eurofestival foram os Abba, com Waterloo, em representação da Suécia (vídeo aqui). O sistema de votação, neste ano, mudou de novo e cada país dispunha de 10 votos para distribuir pelas canções a concurso.
O júri português atribuiu 2 pontos a Espanha e a Israel e 1 ponto a cada um dos seguintes 6 países: Grécia, Jugoslávia, Suécia, Mónaco, Holanda e Itália.

bottom of page