top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XII GRANDE PRÉMIO TV DA CANÇÃO PORTUGUESA 1975

 O XII Grande Prémio TV da Canção Portuguesa 1975 foi o primeiro que não passou pelo crivo da censura ou Comissão de Exame Prévio, como o regime preferiu designar os censores nos últimos anos da ditadura.
Em 1975 vivia-se em Portugal um clima altamente revolucionário, era a época do PREC, o que justifica o alto teor político das 10 canções a concurso.

Neste ano a RTP, face à escassez de tempo para abrir o concurso a todos os compositores e também pela preocupação de trazer alguma qualidade ao evento (foi este o argumento usado), optou por convidar 14 compositores (aqueles que mais se tinham destacado nos últimos trabalhos realizados. Destes 14 compositores 10 aceitaram concorrer, sendo da sua responsabilidade a escolha dos respetivos autores da letra e dos intérpretes.
Os compositores que aceitaram concorrer foram os seguintes:
Pedro Osório. José Luís Tinoco, Paco Bandeira, José Niza, Sérgio Godinho, Pedro Jordão, Rita Olivaes, Fernando Guerra, José Mário Branco e Nuno Nazareth Fernandes.
Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira recusaram o convite por se encontrarem em Angola, enquanto Fernando Tordo e José Calvário alegaram não terem nada pronto para concorrerem. Os grandes ausentes foram também Ary dos Santos como autor e Tonicha como intérprete.

A votação foi da responsabilidade dos autores e compositores a concurso. Assim, os autores das letras das 10 canções  fizeram uma votação e os compositores outra. Somadas as pontuações obtidas por cada canção, nos parâmetros letra e música, foi encontrada a canção vencedora: Madrugada com letra e música de José Luís Tinoco e interpretada pelo capitão de Abril, Duarte Mendes.

A transmissão deste Festival também foi diferente, assim a apresentação das 10 canções ao grande público foi feita em diferido a 14 de Fevereiro às 13h no primeiro canal e às 21h no segundo (na época nem todas as pessoas tinham acesso a este canal). No dia seguinte, sábado, a gravação das canções voltou a passar e a votação, em direto, revelou a vontade dos autores e compositores. Um festival muito diferente do habitual.

bottom of page