top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XIV GRANDE PRÉMIO TV DA CANÇÃO PORTUGUESA 1977 - AS 7 CANÇÕES

 

A RTP, em 1977, voltou a inovar na sua seleção para a Eurovisão. A estação pública de televisão abriu concurso a todos os compositores e o júri de seleção, entre os 170 originais recebidos, apurou sete canções, mas com a condição dos respetivos compositores criarem duas versões distintas.
A apresentação das sete canções nas suas versões A e B foi feita do seguinte modo:
Numa primeira fase a RTP apresentou uma canção por dia, nas suas 2 versões, cerca das 21h, logo a seguir ao Telejornal das 20h. Esta apresentação foi feita durante o mês de Fevereiro, nos seguintes dias:
Canção nº 1 dia 4, às 21.15h, Canção nº 2, dia 5, às 21.30h, Canção nº 3, dia 6, cerca das 21h, Canção nº 4, dia 7, às 21.10h. Canção nº5, dia 8, às 21.15h, Canção nº 6, dia 9,às 21.05h e a Canção nº 7, dia 10, às 21.05h.

No dia 12 do mesmo mês as 7 canções foram todas apresentadas, de novo,  ao grande público nas suas 2 versões, cerca das 22, 30h, ficando cerca de uma semana à votação dos portugueses que através de cupões publicados na imprensa da época se pronunciaram. Assim, os telespetadores que pretendessem ajudar a escolher a canção portuguesa ao Festival da Eurovisão puderam votar na canção e na versão que mais gostaram. A canção que no total das 2 versões recolhesse um maior número de votos seria considerada a grande vencedora e a versão mais votada da respetiva composição seria a nossa representante na Eurovisão.

No dia 26, às 22.30h, a RTP revelou a decisão dos portugueses que se manifestou maioritariamente pela Versão A da Canção nº 1, o tema Portugal no Coração, com poema de Ary dos Santos, música de Fernando Tordo e interpretação de Os Amigos, grupo formado especialmente para este festival e integrado por: Ana Bola, Edmundo Silva, Fernanda Piçarra, Fernando Tordo, Luísa Basto e Paulo de Carvalho.
Neste espetáculo foram entregues os prémios respeitantes à canção vencedora, assim como o Prémio de Interpretação que foi ganho também pelos Amigos.

 

A apresentação  deste festival, também denominado por As 7 Canções esteve a cargo da dupla Herman José e Nicolau Breyner que encarnaram os personagens de crítica social e política Sr. Feliz e Sr. Contente.
Na emissão de revelação das votações, resultantes da votação dos telespetadores apenas esteve Nicolau Breyner, aqui despido do personagem. 

Pelo segundo ano consecutivo a RTP delega nos telespetadores a decisão da escolha dos nossos representantes para a Eurovisão.

 

Os Amigos foi um grupo criado exclusivamente para este Festival da Canção consequentemente para a Eurovisão. Tanto Fernando Tordo, como Paulo de Carvalho e Luísa Basto já tinham carreiras como cantores bem consolidadas e Ana Bola era já uma presença constante em programas televisivos musicais e de humor.

bottom of page