top of page

NA EUROVISÃO

 

Manuela Bravo levou a sua e nossa canção, Sobe, sobe balão sobe, ao Festival Eurovisão da Canção que em 1979 se realizou a 31 de Março no  International Convention Centre, em Jerusalém, Israel.  A condução de toda a emissão esteve a cargo de Daniel Pe'er e Yardena Arazi.
 
A nossa canção com letra e música de Nóbrega e Sousa abriu o desfile das 19 canções a concurso. Assim, as honras ditadas pelo sorteio couberam aos 2 países ibéricos, na medida em Portugal abre o desfile e a Espanha encerra-o.

Manuela Bravo vestiu um modelo de António Augustus muito de acordo com a alegria que a nossa canção emanava.
A orquestra da Eurovisão foi dirigida pelo maestro Thilo Krasmann durante a atuação de Manuela Bravo (vídeo aqui)

No final o nosso balão subiu até ao 9º lugar, entre 19 países, com 64 pontos que vieram dos seguintes júris:
França (10 pontos), Áustria (7), Itália (6), Noruega (6), Espanha (6), Mónaco (5), Bélgica (5), Suíça (4). Alemanha (4), Luxemburgo (3), Holanda (3), Suécia (3) e Finlândia (2).
Manuela Bravo e a nossa canção conseguiram uma das nossas melhores classificações de sempre na Eurovisão.

A canção que se consagrou vencedora foi o tema Hallelujah com interpretação dos Milk and Honey (vídeo aqui), em representação de Israel, com 125 pontos, mais 9 que a canção de Espanha, Su canción que se classificou em 2º lugar com 116 pontos, a interpretação foi de Betty Missiego (vídeo aqui).

A votação do júri português contribuiu para a vitória da canção israelita e em nada aumentou a pontuação obtida pela canção espanhola, na medida que este júri deu 12 pontos a Israel e nada a Espanha. Esta ausência de votação de Portugal na canção dos nossos vizinhos foi algo estranha porque se tratava de uma canção forte, cujo vinil se vendeu muito bem em Portugal.

bottom of page