top of page

NA EUROVISÃO

 

O Festival Eurovisão da Canção, neste ano, aconteceu a 23 de Abril no Rudi-Sedlmayer-Halle, em Munique, na Alemanha. A anfitriã deste ESC foi Marlene Charell que deu entrada às 20 canções concorrentes.

A França abriu o desfile e o Luxemburgo encerrou-o. Armando Gama com o tema de sua autoria, Esta balada que te dou, atuou em 17º lugar, sendo a orquestra da Eurovisão dirigida por Mike Sargeant, o orquestrador da nossa canção (vídeo aqui).

O evento foi ganho por Corinne Hermés, em representação do Luxemburgo, com a canção Si la vie est cadeaux (vídeo aqui). Esta canção obteve 142 pontos, contra 136 da entrada israelita defendida, Chai, por Ofra Haza (vídeo aqui).
Em 3º lugar, com 126 pontos, ficou Carola com Främling, em representação da Suécia (vídeo aqui). Esta foi a estreia desta cantora na Eurovisão, onde haveria de retornar mais duas vezes.
A canção portuguesa classificou-se em 13º lugar com 33 votos entregues pelos seguintes júris:
França (4 pontos), Suécia (1), Espanha (5), Suíça (6), Finlândia (2), Holanda (6), Jugoslávia (2) e Luxemburgo (7).

O júri português votou do seguinte modo:
Luxemburgo (12 votos), Israel (10), Alemanha (8), Itália (7), Noruega (6), Áustria (5), Suécia (4), França (3), Reino Unido (2) e Bélgica (1).
O júri português, assim como os outros 18 não compreendeu a canção espanhola que se classificou 19º lugar com zero pontos, a par com a entrada turca.

bottom of page