top of page

NA EUROVISÃO

 

O Festival da Eurovisão em 1985 teve lugar no Scandinavium em Gotemburgo, na Suécia, a 4 de Maio. A apresentação esteve a cargo de Lill Lindfors.

A concurso estiveram 19 canções, abrindo o desfile a representante da Irlanda e a fechar a apresentação de todos os temas esteve a cargo do representante grego.
Adelaide Ferreira atuou em 9º lugar, a orquestra foi dirigida pelo Maestro José Calvário (vídeo aqui).
O vestido com que Adelaide Ferreira atuou foi considerado o mais elegante da noite, uma criação do estilista José Carlos.
A nossa representante teve um desempenho brilhante, porém a votação não traduziu todo o valor da canção e da atuação da nossa cantora, na medida em que apenas nos foi atribuído o 18º lugar, com 9 pontos, oriundos da Turquia (2) e da Grécia (7).

A canção eleita como vencedora foi a representante da Noruega, La det swinge, interpretada pelas Bobbysocks que obtiveram 123 pontos. Veja aqui a atuação das vencedoras.
Em 2º lugar, com 106 pontos, ficaram os Wind que interpretaram a canção Für alle, em representação da Alemanha (vídeo aqui).
Na 3ª posição ficou a canção do país anfitrião com 103 votos que se intitulou Bra vibrationer, com interpretação de Kikki Danielsson (vídeo aqui).

O júri português votou do seguinte modo:
Itália (12 pontos), Luxemburgo (10), Irlanda (8), Alemanha (7), Reino Unido (6), Israel (5), Suíça (4), França (3), Espanha (2) e Dinamarca (1). A canção vencedora não convenceu, de todo, o júri luso que não a incluiu nas suas 10 preferidas.

bottom of page