top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O VII GRANDE PRÉMIO TV DA CANÇÃO PORTUGUESA 1970

Em 1970 a RTP e as estações de televisão escandinavas resolveram não participar no Eurofestival como forma de protesto perante o sistema de votação então vigente que permitiu em 1969 o empate de quatro canções no 1º lugar. A opinião pública não contestou esta decisão da RTP porque o país estava indignado com injustiça feita à canção portuguesa em 1969.

Apesar de não participar no Festival da Eurovisão, a RTP fez questão de levar a efeito o Festival da Canção em 1970. A  22 de Maio, precisamente dois meses e um dia depois do ESC que consagrou como vencedora Dana, a representante da Irlanda, acontecia o VII Grande Prémio TV da Canção Portuguesa.

Esta nossa final, apenas para consumo interno, teve lugar no Cinema Monumental, contou com apresentação de Maria Fernanda  e de Carlos Cruz, tendo sido transmitida em direto também pela TVE que fez deslocar a Portugal  o comentador designado pelos espanhóis com a Voz Eurovisão, José Luís Urribari .

Este festival foi caracterizado pela emergência de novos valores como Duarte Mendes e Paulo de Carvalho que iniciavam aqui as suas participações nos Festivais da Canção.
A concurso estiveram 10 canções, selecionadas entre 357 originais recebidos. O júri de seleção foi constituído por nove funcionários da RTP. Este festival teve uma hegemonia de cantores masculinos existindo apenas duas presenças femininas, a solo.
Os intérpretes que passaram por este festival para consumo interno foram os seguintes, por ordem de desfile:
Fernando Tordo, Duarte Mendes, Hugo Maia de Loureiro, Artur Rodrigues, Intróito, Sérgio Borges, Ruth, Duo Orpheu, Paulo de Carvalho e Maria da Glória.

Onde vais rio que eu canto, com letra de Joaquim Pedro Gonçalves e música de Nóbrega e Sousa, defendida por Sérgio Borges, foi a canção vencedora, com mais 11 votos que o tema classificado em 2º lugar, Canção de madrugar que teve interpretação de Hugo Maia de Loureiro com poema de Ary dos Santos e música de Nuno Nazareth Fernandes.

bottom of page