top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O X GRANDE PRÉMIO TV DA CANÇÃO PORTUGUESA 1973

O X Grande Prémio TV da Canção Portuguesa decorreu a 26 de Fevereiro no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
Para este festival a RTP selecionou 10 canções e seis delas tiveram assinatura poética de Ary dos Santos, quatro delas em parceria com Fernando Tordo. Este festival teve apresentação de Alice Cruz e de Artur Agostinho.
Os cantores que deram voz aos temas apurados foram, por ordem de desfile: Tonicha, os Mini-Pop, Fernando Tordo (canções 3 e 9), Luís Duarte, Paco Bandeira, Paulo de Carvalho, Improviso, Duarte Mendes e Simone de Oliveira.

Este certame também ficou marcado pelo regresso de Simone de Oliveira às canções, após ter estado cerca de 3 anos impossibilitada de cantar. Esta cantora foi galardoada com o Prémio de Interpretação pelo seu desempenho em Apenas o meu povo, uma canção da dupla Ary dos Santos / Fernando Tordo.

O apuramento da canção vencedora foi da responsabilidade do júri distrital e de nove elementos que compunham o júri de seleção. Cada júri distrital tinha 20 pontos para distribuir, conforme entendesse, pelas canções a concurso. Cada um dos nove elementos do júri de seleção dispunha de 10 votos.
Depois de uma luta renhida entre as canções Tourada e É por isso que eu vivo, o tema interpretado por Fernando Tordo consagrou-se vencedor com 115 pontos, apenas mais 4 que a canção defendida por Paco Bandeira.

Tourada tornou-se muito polémica após a noite do Festival porque este poema era muito mais que uma canção de teor tauromáquico, esta canção bandarilhava o regime de então, na medida em que fazia uma crítica acutilante ao regime político e social vigente.  Ainda foi colocada a hipótese da não permissão que Tourada fosse à Eurovisão, mas os receios das repercussões negativas que esta atitude teria internacionalmente falou mais alto e assim o poder político deixou Fernando Tordo levar esta nossa Tourada ao Festival Eurovisão da Canção.

bottom of page