top of page

NA EUROVISÃO

 

O Festival Eurovisão da Canção realizou-se a 7 de Abril no Noveau Théâtre do Luxemburgo.
A concurso estiveram 17 canções, com apostas muito fortes como a do Luxemburgo, Tu te reconnaitras (vídeo aqui) que acabaria por vencer na voz de Anne-Marie David, a entrada de Espanha, Eres tú, pelos Mocidades (vídeo aqui) que se classificou em 2º lugar, apenas a quatro pontos de distância da vencedora e a do Reino Unido com o cunho de Cliff Richard com Power to all our friends (vídeo aqui) com 123 pontos, a seis de vencer e a dois do 2º lugar.

Este certame foi aberto com a canção da Finlândia e encerrou com a entrada de Israel, que este ano fazia a sua estreia no Eurofestival.

Fernando Tordo teve o mesmo número de ordem com que subiu ao palco do Festival da Canção, o nº 3, a coreografia que Fernando Tordo apresentou na Eurovisão foi mais ligeira que a apresentada no Teatro Maria Matos, tendo sido eliminados muitos dos gestos que caraterizaram o tema Tourada (vídeo aqui) na apresentação em Portugal.  A razão para esta mudança de apresentação em palco foi justificada, pelo compositor e intérprete, pelo facto de os estrangeiros não compreenderem o que a mimica inicial quereria transmitir.
A direção de orquestra no Luxemburgo esteve a cargo do maestro Jorge Costa Pinto.
A canção portuguesa classificou-se em 10º lugar, com 80 pontos, em ex aequo com a entrada da Irlanda. As pontuações mais altas para Tourada foram atribuídas pelos júris de Espanha e da Suíça (8 pontos cada).

bottom of page