top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XIII GRANDE PRÉMIO TV DA CANÇÃO PORTUGUESA 1976 - UMA CANÇÃO PARA A EUROPA

Carlos do Carmo.jpg

Em 1976 a RTP optou por fazer o Festival da Canção em moldes inéditos, até então.
 A estação pública de televisão convidou especialmente Carlos do Carmo para nos representar na Eurovisão e assim  interpretar todos os temas.

O concurso foi aberto a todos os compositores que concorreram sob pseudónimo. O júri de seleção quando escolheu as oito canções não sabia quem as tinha composto.
No dia 22 de Fevereiro as oito composições foram apresentadas ao grande público, no Canal 1 e no dia 23 na RTP2, ainda sem serem conhecidos os respetivos autores e compositores.

O apuramento da canção vencedora foi da inteira responsabilidade dos telespetadores que até às 24h do dia 28 de Fevereiro tiveram a oportunidade de se pronunciarem sobre a sua preferência, através de cupões publicados nos jornais e revistas da época. Em cada cupão o telespetador apenas teria que indicar uma canção, preenchê-lo e colá-lo num bilhete postal dos CTT e enviá-lo para os apartados anunciados. O escrutínio foi efetuado até dia 3 de Março.
A 7 de Março e depois de escrutinados os votos dos portugueses, as oito canções voltam a ser apresentadas do 8º ao 1º lugar, onde foram revelados os autores de cada tema e a percentagem de votação obtida por cada canção.
O tema mais votado e que se consagrou vencedor foi Uma flor de verde pinho, com poema de Manuel Alegre e música de José Niza.

bottom of page