top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XVII FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 1980

 

Em 1980 a  RTP repetiu a mesma fórmula do ano anterior. Assim, a estação pública de televisão abriu concurso público a todos os compositores e selecionou 27 canções que distribuiu por três eliminatórias que tiveram lugar no Teatro Villaret.
As três canções mais pontuadas, pelo júri de seleção, em cada semifinal, transitaram para a grande final do Teatro S. Luiz.
O júri de seleção foi composto por Filipe de Brito, João David Nunes, Luís Villas-Boas, Pedro Bandeira Freire e Simone de Oliveira.
As nove canções finalistas foram defendidas pelos seguintes cantores, por ordem de desfile:
Madi, Manuel José Soares, S.A.R.L., Dina, Doce, Bric a Brac, José Cid, Zélia e Quarteto Música em Si.
Os anfitriões deste festival foram Ana Zanatti e Eládio Clímaco.

Este festival assinalou o início das emissões regulares a cores em Portugal e glamour não faltou nomeadamente com a atuação das Frenéticas, as atrações convidadas que atuaram na 1ª parte e também com os concorrentes Doce, José Cid e Zélia. Foi um autêntico espetáculo de luz e cor digno de uma emissão especial que também comemorava o aniversário da RTP.

O grande vencedor da noite foi José Cid, com a canção de sua autoria, Um grande, grande amor. Esta canção obteve 92 pontos do júri distrital o único responsável pelas votações da final. As Doce posicionaram-se em 2º lugar com 68 pontos.

bottom of page