top of page

NA EUROVISÃO

 

O Festival Eurovisão da Canção em 1980 teve lugar no Nederlands Congres Centrum, em Haia, na Holanda, no dia 19 de Abril.

A apresentação de todo o espetáculo foi assegurada por Marlous Fluitsma. Neste ano cada canção foi apresentada, em palco, pelos locutores dos seus próprios países.
A concurso estiveram 19 canções, o certame foi aberto pela canção da Áustria e encerrado pelo tema da Bélgica.
Portugal foi o 14º país a apresentar a sua aposta, no grande palco da Eurovisão, Eládio Clímaco deu entrada a José Cid e aos elementos do coro. A orquestra da Eurovisão foi dirigida pelo maestro Jorge Machado (vídeo aqui).

Um grande, grande amor, tema da autoria de José Cid classificou-se em 7º lugar, com 71 pontos, uma das melhores classificações de sempre para uma canção portuguesa, até então. A nossa canção era apontada, durante os ensaios, como uma das favoritas aos primeiros lugares.
Os júris que votaram na canção portuguesa foram os seguintes:
Turquia (4 pontos), Grécia (5), Luxemburgo (4), Itália (10), Dinamarca (6), Suécia (8), Suíça (2), Finlândia (1), Noruega (8), Alemanha (1), Holanda (5), França (6), Irlanda (7) e Bélgica (4). Curiosamente a Espanha não pontuou a canção portuguesa, certamente não esqueceu a ausência de votos lusos no  ano anterior, em que Betty Missiego esteve a 9 pontos de ganhar o evento.

Em 1980 a canção vencedora foi What's another year, por Johnny Logan, em representação da Irlanda (vídeo aqui), com 143 pontos. Em segundo lugar com 128 pontos ficou o tema Theater, com defesa de Katja Ebstein pela Alemanha (vídeo aqui).


O júri português preferiu a canção italiana a quem atribuiu 12 pontos, entregando os restantes do seguinte modo:  10 à Bélgica, 8 à Alemanha, 7 ao Reino Unido, 6 à Suíça, 5 à Irlanda, 4 à Holanda, 3 à Áustria, 2 a Espanha e 1 à Grécia.

bottom of page