top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XVIII FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 1981

Em 1981 a RTP resolveu fazer apenas um grande espetáculo para a escolha da nossa canção para o Festival Eurovisão da Canção.
A estação pública de televisão abriu o tradicional concurso público a todos os compositores portugueses e um júri de seleção apurou 12 canções para a grande final do Teatro Maria Matos que teve lugar a 7 de Março.
A apresentação deste festival esteve a cargo da atriz Rita Ribeiro e de Eládio Clímaco.

Na primeira parte estiveram as 12 canções a concurso defendidas pelos seguintes intérpretes, que por ordem de desfile foram os seguintes:
Samuel, Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo, Bric-à- Brac, Maria Guinot, Joana e Pedro, Doce, Cocktail, António Branco, José Cid, Carlos Paião, Zélia Rodrigues e Zélia Lopes.

Na segunda parte atuou um grupo de bailado moderno denominado por Second Generation.

Na terceira e última parte o júri distrital votou e decidiu contra o expectável, ou seja, decidiu que a canção que nos deveria representar no ESC seria o tema Play back interpretado por Carlos Paião, na medida em que as Doce e o seu Alibabá eram os grandes favoritos da noite. Porém, esta canção foi relegada para o 4º lugar. Na 2ª posição ficou Morrer de amor por ti de e por José Cid e em 3º lugar classificou-se Maria Guinot com Um adeus, um recomeço, mas o seu grande momento viria a chegar três anos depois.

bottom of page