top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XIX FESTIVAL RTP DA CANÇÃO PORTUGUESA 1982

Em 1982 a RTP voltou a abriu concurso aos compositores portugueses para participarem no Festival da Canção.
O júri de seleção apurou 12 canções que no dia 6 de Março desfilaram, no Teatro Maria Matos, perante a assistência desta sala de espetáculos e principalmente perante o grande público.

Os intérpretes que deram voz aos 12 temas a concurso foram, por ordem de desfile:
S.A.R.L., Dina (com 2 canções), Fernanda (Ágata), Alexandra, Isa, Cândida Branca Flor, Joana, Marco Paulo, as Doce, Bric-à-Brac e o Duo Broa de Mel.
Os anfitriões da noite foram Alice Cruz e Fialho Gouveia, porém a anteceder cada canção foi passado um vídeo, gravado previamente, onde os personagens Agostinho e Agostinha, faziam a apresentação de cada canção. Camilo de Oliveira e Ivone Silva deram vida a estas figuras cómicas.


Na 2ª parte, entre o desfile das 12 canções e a votação atuou o grupo inglês de bailado moderno intitulado por Wall Street Crash.

A escolha da canção vencedora foi da inteira responsabilidade do júri distrital que atribuiu a vitória ao tema Bem Bom da autoria de António Avelar de Pinho, Pedro Brito e Tozé Brito, com interpretação das Doce. Esta canção obteve 182 pontos, apenas mais 6 que a canção de Carlos Paião defendida por Cândida Branca Flor, Trocas-Baldrocas
Fátima Padinha, Laura Diogo, Lena Coelho e Teresa Miguel (as Doce) foram vestidas no Festival da Canção e na Eurovisão pelo estilista José Carlos.

bottom of page