top of page

NA EUROVISÃO

 

O Festival Eurovisão da Canção em 1982 teve lugar no Conference Centre, em Harrogate, no Reino Unido, a 24 de Abril.
A apresentação das 18 canções a concurso esteve a cargo de Jan Leeming.

As Doce abriram o desfile com o tema Bem Bom e não havia melhor maneira para dar início ao ESC 1982. A canção portuguesa foi criada por António Avelar de Pinho, Pedro Brito e Tozé Brito, com orquestração do maestro Luís Duarte que dirigiu a orquestra da Eurovisão vestido de mosqueteiro (vídeo aqui).

A Alemanha encerrou a apresentação das canções a concurso.

As Doce foram muito apreciadas e solicitadas para entrevistas e reportagens fotográficas desde que chegaram a Harrogate.  Porém, esta preferência e destaque às nossas representantes e canção não se espelhou no número de votos obtidos, na medida em que nos classificámos em 13º lugar, com 32 pontos. Esta votação foi oriunda dos seguintes júris:
Luxemburgo (7 pontos), Reino Unido (4), Turquia (5), Finlândia (2), Suíça (1), Suécia (6), Israel (1), Holanda (4) e Irlanda (2).

A Alemanha foi a grande vencedora com o tema Ein bißchen Frieden, por Nicole, que conseguiu a primeira vitória para o seu país (vídeo aqui). A canção alemã conseguiu 161 pontos, deixando a canção 2ª classificada (Israel) a 61 pontos de distância (vídeo aqui).

O júri português seguiu a tendência e deu a vitória à Alemanha (12 pontos) e o 2º lugar a Israel (10). A restante pontuação lusa foi a seguinte: Bélgica 8 votos, Suécia 7, Luxemburgo 6, Chipre 5, Reino Unido 4, Dinamarca 3, Suíça 2 e Irlanda 1.
Este ano não houve trocas de votações entre os países ibéricos.

bottom of page