top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XXIII FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 1986

 

Em 1986 a RTP experimentou um novo modelo que intitulou de Uma canção para a Noreuga.
Cada um dos seguintes quatro centros de produção da RTP ficou incumbido de escolher três canções e gravá-las em estúdio, para depois serem todas apresentadas ao grande público, através da emissão assegurada, a  22 de Março, da sede na RTP, então na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa.

Do Centro de Produção dos Açores foram enviadas as canções defendidas pelos Rimanço, Carlos Alberto Moniz e a sua banda e por Luís Bettencourt.
Do Centro de Produção da Madeira as canções selecionadas tiveram interpretação de Paulo Ferraz, Luís Filipe e de Sérgio Borges.
Do Centro de Produção do Porto foram enviadas  composições a que deram voz Né Ladeiras, Os Trabalhadores do Comércio e Gabriela Schaaf.
Centro de Produção de Lisboa apostou nas canções defendidas por Lara Li, Dora e .

A escolha da canção vencedora foi feita por um júri composto por 43 funcionários da RTP que numa primeira fase escolheu as seguintes três canções: No Vapor da Madrugada pelos Rimanço, Os Tigres de Bengala pelos Trabalhadores do Comércio e Não Sejas Mau P'ra Mim por Dora.

Numa segunda votação este júri escolheu a canção Não Sejas Mau P'ra Mim por Dora, para representar Portugal no Festival da Eurovisão.

Esta emissão relembrou os Festivais da Canção desde 1964 até então e o tema Cavalo à solta foi interpretado pela maioria dos vencedores das edições anteriores.
Na condução deste festival estiveram seis apresentadores:
Alice Cruz, Ana Zanatti, Eládio Clímaco, Fialho Gouveia, Henrique Mendes e Maria Helena.

bottom of page